segunda-feira, 12 de janeiro de 2009




a turma da monica esta no parque todo dia pessa na quinta


nao perca


agora as noticias da nossa turma são



a turma vai pro horaci park aqui o linq da pagna


entre em revista e no espessial horaci park
outras noticias no prosimo plantao na procima tenporada

Uma nova HQ da Turma da Mônica estreará em breve nas bancas. O gibi será palco das aventuras da menina dentuça e seus amigos em versão adolescente e desenhados no estilo mangá (mas sem deixar de lado as características gráficas inconfundíveis dos personagens de Mauricio de Sousa).E os leitores estão convidados a participar desse lançamento, ajudando a escolher o título da revista.
A wikpedia feis uma reportagen olhe essa reportegem

voce pode ser levado para o site entao cuidado
[editar] Turmas

[editar] Turma da Mônica
A Turma da Mônica, ou "turminha", mora em um bairro de São Paulo, o bairro do Limoeiro (possível referência ao bairro do Limão, na Zona Norte). No entanto, Maurício de Sousa disse recentemente que se inspirou em um bairro da cidade de Campinas, o Cambuí, para criar o bairro do Limoeiro[1].É um local com muitas plantas e árvores, com um campinho, onde os meninos brincam, um lixão, outrora muito visitado pelo Cascão (não vai mais lá pois o lixão dá muitas doenças), e pouco asfalto. Mônica é conhecida pelos meninos como a "dona da rua", título que Cebolinha tenta usurpar com "planos infalíveis".

[editar] Turma do Bermudão
Ver artigo principal: Turma do Bermudão
É uma "turma" em que são: Jerê (Jeremias), Mané (Manezinho), Timóteo (Titi) e Franja (Franjinha). Quando o narrador diz seus nomes verdadeiros, eles sempre consertam. Na verdade, eles que inventaram essa turma.
Eles estão sempre por aí, usando bermudões, falando gírias de adolescentes e falando mal de quem é que está usando shortinho e fazendo coisas de nenê. Cebolinha e Cascão já tentaram entrar nessa turma, mas não deu muito certo.
Em contraponto a esta, tem uma Turma do Shortinho, que seriam os garotos mais novos, que usam shortinho, como o Cebolinha, Cascão, Xaveco, Dudu, dentre outros. Na revista Parque da Mônica em que eles apareceram no final apareceu também a Turma da Calça Comprida formada por: Xábeu, Zé Luís e Jeremias (estranhamente cresceu) que agora faz parte da Turma do Bermudão.

[editar] Turma da Mônica Jovem
Ver artigo principal: Turma da Mônica Jovem
Em agosto de 2008, chegou às bancas Turma da Mônica Jovem, quando a Turma da Mônica é adolescente e tem 16 anos, a historia se passa no ano de 2008. Mauricio de Sousa até disse que queria fazer um gibi semimangá.

[editar] Personagens

[editar] Principais
Mônica (1963) - Conhecida pelos meninos como a "dona da rua". Possui um coelhinho de pelúcia chamado Sansão, que usa para bater em seus amiguinhos quando eles a xingam ou fazem planos contra ela. Ela é a melhor amiga de Magali. Tem um cachorro pirado chamado Monicão, que o Cebolinha quis dar a ela já que ele possuía dentes salientes. Baseada em uma filha homônima de Mauricio. Mônica tem um perfil antagônico: embora forçuda, ranzinza e irritadiça, morre de medo de bichos como lagartas, lesmas e minhocas. Nas tirinhas, no início da carreira de Mauricio, era irmã mais nova do Zé Luís. Nessa época, o Cebolinha era o personagem principal.
Seu Sousa - Pai da Mônica, em uma clara referência ao fato de ter sido baseada em uma das filhas do autor, tal como outras tantas personagens criadas por Mauricio. Apesar de que, ao contrário do que muitos pensam, o Seu Sousa, não é o Mauricio, pois no gibi, a filha do Mauricio é apenas a Marina.
Dona Luísa - Mãe da Mônica, trabalha como decoradora. Protetora e boa improvisadora, se diverte assistindo a turminha brincar.
Cebolinha (1960) - Esperto e brincalhão, adora atazanar a Mônica. Tem como marcas registradas apenas cinco fios de cabelo e um problema na fala: troca o "R" intervocálico por "L" (sofre de dislalia). Normalmente, se ocupa em preparar seus "planos infalíveis" em vãs tentativas de usurpar da Mônica o título de "a dona da rua" ou roubar seu coelhinho de pelúcia, Sansão que, como já descobriu, de onde vem sua força sobre-humana e para mostrar que é melhor que ela. E sempre acaba pagando com merecidas coelhadas no final. Mas, à parte de tudo isso, ambos se gostam muito. É o melhor amigo de Cascão, que participa de quase todos os "planos infalíveis", embora muito a contragosto, pois sabe que sobrará também para ele. Suas principais falas contra a Mônica são "golducha" e "dentuça". Foi baseado em um conhecido de Mauricio na sua infância em Mogi das Cruzes. O personagem já foi corinthiano por bom tempo, mas de um tempo para cá ele tornou-se Palmeirense. No início da carreira de Mauricio, em tirinhas do jornal Folha da Manhã era o personagem principal e, Mônica era apenas a irmã mais jovem de Zé Luís. Então ele quer recuperar o título que já foi dele.
Seu Cebola - Pai do Cebolinha e de Maria Cebolinha, trabalha numa empresa de manufaturas. Ele e o pai de Cascão, Antenor, têm uma mania insuportável de forçar os filhos a participar de suas loucas tentativas de reviver a infância (quase sempre quando um ou outro estão vendo televisão ou dormindo). Aparentemente odeia ver o filho jogando video game, mas é até mais viciado do que o filho. Quando era pequeno, ele e seu Antenor (pai de Cascão) apanhavam de uma menina gorducha e baixinha, e quando Cebolinha pergunta como ele parou de receber elefantadas, Seu Cebola responde que se casou com essa menina, hoje a então chamada Dona Maria Cebola, a atual esposa de Seu Cebola e mãe de Cebolinha e Maria Cebolinha.
Dona Maria Cebola - Mãe do Cebolinha e de Maria Cebolinha. Uma típica dona-de-casa. Na primeira vez que foi chamada pelo nome seu nome era "Dona Vanda". Tem problemas em admitir ou aceitar a obesidade. Durante o Cine Gibi 2, ela foi desenhada errada, ficando mais magra do que nos gibis. É excessivamente coruja com os filhos e já fez Cebolinha pagar muitos micos e, ser motivo de chacota, como na história de abertura da edição nº3 da Editora Panini, de nome "A Lenda do Menino Porcelana".
Maria Cebolinha - A irmã caçula do Cebolinha. Um bebê cujas histórias são muito mais voltadas ao público de até seis anos de idade. Foi inspirada em Mariângela, filha do cartunista Mauricio de Sousa. Porém desde a ida para a nova editora, suas histórias têm feito todos se divertirem muito.
Cascão (1961) - Devido ao seu medo irracional da água (sofre de hidrofobia), até onde se sabe, nunca tomou banho na vida. É o melhor amigo do Cebolinha. Baseado em outro conhecido de Mauricio em Mogi das Cruzes. Sua personalidade, originalmente, era a de alguém fissurado por lixo mas ela foi mudando para uma personalidade brincalhona que recicla objetos velhos para fazer brinquedos, mas com o mesmo medo de água. Além de água e banhos, outro desgosto imparcial do Cascão são os chamados "planos infalíveis" arquitetados pelo Cebolinha, que normalmente se utiliza de uma chantagem ou outra maneira sórdida para forçá-lo a participar. Namora a Cascuda e é louco por futebol - torce pelo Corinthians (mas na 1º vez que falou sobre futebol, ele torcia pelo Santos). Aparentemente, Cascão não é o nome dele, mas nunca revelaram qual é. Na edição da revista Mônica nº16, da Panini, é revelado que Cascão é na verdade, loiro e de olhos azuis, e que sua aparência "comum" se dá pela sujeira em seu corpo.
Seu Antenor Araújo - Pai do Cascão. Trabalha como contador. É um desastrado de mão cheia. Como o filho gosta muito de futebol e é corinthiano. Sempre mete o filho em confusão quando tenta ensinar alguma lição de moral ou tenta reviver os tempos de infância acompanhado, as vezes, por seu amigo Cebola e Cebolinha, envolvendo acampar ou meter os filhos em alguma brincadeira besta contra a vontade deles (quase sempre quando eles estão vendo televisão ou dormindo).
Dona Lurdinha - Mãe do Cascão. Ela passa boa parte do tempo limpando a sujeira do filho e tentando convencê-lo a arrumar seu quarto ou tomar banho. Ela também foi chamada de Dona Nice na história Ce...Bolinha de Natal. Diferente de Antenor, ela parece se controlar mais do que o marido nos impulsos de reviver a infância.
Magali (1963) - Menina doce, meiga e singela, mas de imensa fome. Tem vontade de comer tudo o que vê. Foi criada baseada também em uma outra filha homônima de Mauricio - esta chamada Magali, e que tinha por aptidão comer uma melancia inteira, o que acabou servindo como inspiração para compor a personagem. É a melhor amiga da Mônica. Também é amiga do Cascão e do Cebolinha. Além da gulodice, Magali tem um lado sensível, meigo e poético. Ela usa vestido amarelo, mas nas sua 1ª aparição, usava uma camisa e saia verde. Durante anos, foi caracterizada degustando uma melancia, que veio a ser sua marca registrada e identificada por alguns como a sua fruta predileta.
Seu Carlito - Pai da Magali, é chamado pelo Mingau de "o chato da casa", pois ele sofre de alergia crônica a pêlos de gato e vive dizendo que ele é imprestável. Suporta o Mingau apenas por amor à filha.
Dona Lina - Mãe da Magali. Ama e odeia ao mesmo tempo o Mingau e vive mimando sua filha, embora reprove seu apetite exagerado.

[editar] Tradicionais ou de suporte
Ver artigo principal: Lista de personagens tradicionais ou de suporte da turma da Mônica

[editar] Animais da turma
Bidu (1959) - O primeiro personagem de Mauricio, cão azul do Franjinha, da raça schnauzer. Atualmente, faz vez ou outra aparições como o cão mágico "Mister B" (em homenagem ao mágico Mister M). É muito inteligente, mas sofre com a concorrência de outros cães que querem aparecer na sua história, bem como das confusões criadas por seus atrapalhados amigos (Duque, Zé Esquecido, etc.) Bidu também foi o cãozinho de estimação do Mauricio de Sousa, por isso que seu rosto aparece nos Estúdios Mauricio de Sousa Produções.
Sansão - Coelhinho azul de pelúcia da Mônica, usado para bater nos meninos. Mônica fica uma fera quando dão nós nas orelhas do coelho. É chamado de "Encaldido" pelo Cebolinha (segundo consta na história parodiada da Turma "Romeu e Julieta" e "A Ilha Misteriosa" o apelido era esse pois Mônica não lavava o coelho porque não gostava que ele se molhasse). No início ele não tinha nome e era mais conhecido por "Tum-Dum-Tum-Dum-Tum-Dum". Assim como a dona, ele também é dentuço.
Monicão - Cão dentuço da Mônica, dado a ela pelo Cebolinha e pelo Cascão. Ele era, na verdade, uma tentativa de gozação por parte dos dois, mas Monicão apegou-se muito à sua dona. Monicão é muito agitado e adora visitas e xeretar em pacotes. Odeia gatos.
Floquinho (1961) - Cão do Cebolinha, é extremamente peludo, verde e, aparentemente, pertence à raça lhasa apso, de origem tibetana . Tem a cabeça igual à cauda, o que faz com que nunca se saiba quando está de frente ou de costas. Pode-se achar qualquer coisa perdida no seu pêlo, desde uma caneta até o próprio Titanic.
Chovinista (1973) - Porco de estimação do Cascão. Diferentemente de seu dono, costuma tomar banhos periodicamente. Chovinista é obsessivo por limpeza, ou seja, ele limpa tudo - a casa, o campinho etc. Às vezes se mete em encrencas por causa disso. É muito gentil e dengoso com todos os outros animais. Certa vez Cascão viajou e o deixou por uma semana sob os cuidados da Magali, mas, justo nessa semana, Magali só comeu pratos que continham carne de porco o que fez com que Chovinista tivesse sérios ataques.
Mingau (1989) - É o gato da Magali, da raça angorá. Muito manhoso, preguiçoso, e muitas vezes também orgulhoso. Ama brincar com a Magali e também gosta muito de leite e de comer peixe, mas sem o apetite da sua dona. De vez em quando, apronta algumas que ninguém merece. Seu nome foi escolhido por um concurso feito em 1989, ano em que a primeira revista da Magali foi publicada. Para ele a casa é sua e que seus donos são apenas "inquilinos". Atualmente, Mingau conseguiu arranjar uma namorada, que seu nome é Aveia.
Radar (2004) - O cão-guia da Dorinha. Vive atrás da dona, pois é leal e obediente. É da raça labrador. Radar parece desprezar Monicão e o seu jeito maluco e besta de ser, mas nem o cão, Mônica ou Dorinha parece notar ou se importar com isso.
Rúfius - O cão mais bravo da rua. Geralmente aparece porque os meninos chutam bolas em seu quintal ou nas histórias do Bidu. Por erro dos letristas, muitas vezes é chamado de Rúfus (sem a letra I) ou Ruflos (com O no lugar do U), o que já confundiu muita gente. Não tem cachorro mais bravo que ele!
Aveia (2007) - É a namorada do Mingau que às vezes faz um "Miaumoro". Mas disso, a Magali tem ciúmes de ele ter uma namorada. A Aveia apareceu no gibi da Magali nº 7 da Editora Panini. Seu dono é o Quinzinho.
Dalila - É a versão feminina do Sansão, trata-se também de uma coelhinha de pelúcia que pertence à Mônica, a sua cor é rosa e assim como o Sansão, ela é dentuça.
Os 6 Gatinhos – São os 6 irmãos do Mingau que aparecem de vez em quando para zoar com a casa da Magali. A primeira história de 1994 conta o paradeiro de cada gatinho, já que todos nasceram da mesma ninhada: Matias, o aventureiro, virou gato de bordo,seu dono é António Alfacinha; Nestor, o curtidor, virou gato de beco; Tita, a trabalhadora, virou gata de fazenda, sua dona é Ritinha; Percival, o esquisito, virou gato de bruxa, sua dona é a Bruxa Xanda; Lili, a fresca, virou gata da Carminha Frufru; e o Mingau... Bom, todo mundo sabe onde ele foi parar. No revista da Magali nº24 da Editora Panini "Um felino Natal a Todos!, são revelados os donos(as) dos 6 gatinhos, menos o dono(a) de Nestor.
Inu (2008) - Cachorrinha de Tikara é zen, bem calminha, sabe alguns golpes de artes marciais que lhe foi ensinado pelo dono.
Neko (2008)- Gato-robô de Keika criado por seu avô, sempre em que sua dona esta em perigo só precisa de um grito ele ja vem ajuda-lá.

[editar] Turminha Baby
Na turminha Baby, são colocados os tradicionais personagens Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu com a forma de crianças entre o nascimento e a idade de um ano e meio.
Normalmente esta é uma forma usada mais para o merchandising do que para os quadrinhos, nos quais as versões baby são colocadas em edições especiais.

[editar] Outros

[editar] Turma do Chico Bento
Ver artigo principal: Turma do Chico Bento
Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, onde as fazendas são grande parte da cidade. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça e o Chico, um coadjuvante.
A Turma do Chico Bento mora neste lugar, onde ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau, do qual os meninos roubam goiabas das árvores, a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino
Lá também acontecem várias quermesses típicas do interior.
Chico Bento (1961) - Menino tipicamente roceiro ou caipira, que anda sempre descalço, com roupas simples e chapéu de palha. Vai à escola mas não gosta muito de estudar e sua fala é representada com erros de ortografia, retratando um dialeto caipira. No entanto, não representa exatamente o modo de falar do interior e nos desenhos animados sua fala é diferente da apresentada nos quadrinhos. Acorda antes do nascer do sol para ajudar o pai na roça, vive tentando roubar goiabas do rabugento Nhô Lau, brinca com os demais da Turma e ainda namora a Rosinha. Enfim, um representante natural do povo interiorano brasileiro. Seu nome verdadeiro é Francisco Bento.
Rosinha - A namorada do Chico Bento. Ela sempre veste um tipo de vestido de quermesse, um par de tranças e não costuma andar descalça. Chico, em muitas historias, arranja confusão com Rosinha e eles acabam o namoro, mas, dependendo das circunstâncias, voltam na mesma história.
Zé Lelé - É o primo do Chico Bento, e seu melhor amigo, embora não exista nenhuma semelhança física entre eles. O apelido se deve ao fato de que ele é ingênuo, meio distraído e de inteligência um tanto limitada, o que por vezes irrita bastante todos à sua volta. Ele é tido como "o primo burro" do Chico Bento e se veste de uma forma similar ao mesmo. Seu nome verdadeiro é José Leocádio (no entanto, em uma história na qual ficou temporariamente inteligente, Zé Lelé disse que seu nome era José Eleutério).
Zé da Roça - Embora também um típico caipira, e como os povos das cidades como São Paulo (cidade)São Paulo fala um português mais padronizado. Amigo de todos na roça, ele é mais sério e compenetrado que seus amigos. Costuma dar conselhos de bom senso popular. Era o principal personagem nas primeiras histórias.
Hiro - Na verdade Hiroshi, ele é um nissei e com isso mantém as tradições orientais de seus ascendentes. Assim como Zé da Roça ele também fala em bom português e é menos brincalhão que os demais.
Nhô Lau - Fazendeiro rabugento, mas muito boa-praça. Ele vive caçando Chico Bento, Zé Lelé e os outros meninos que pegam e comem suas goiabas, as melhores da região.
Primo Zeca - Primo de Chico Bento que mora na capital. Frequentemente, um vai passar as férias na casa do outro, e se deparam com situações totalmente diferentes de sua realidade. Seu nome verdadeiro é José Carlos Henrique Bento Júnior.
Dona Marocas - A professora da roça. Ela sempre dá um "0" pro Chico Bento.
Ritinha Marocas - Sobrinha de Dona Marocas, muito esperta e quer ser professora quando crescer. Aparece na história "A infância perdida da professora", em que Chico bate a cabeça e pensa que voltou no tempo.
Anjo Gabriel - O anjo do Chico. Ele adora tecnologia e é muito diferente de Chico, mas os dois se dão bem.
Torresmo - Porco de estimação do Chico.
Giselda - Galinha que o Chico adora, ela tem muitos pintinhos.
Teobaldo - Burro do Chico que está sempre empacando.
Vó Dita - Vó do Chico, que conta muitos causos para Chico, normalmente de seres do folclore brasileiro. Inspirada na Vó Dita do Mauricio.
Nhô Tonico Bento - Pai trabalhador do Chico.
Dona Cotinha - Dona de casa e mãe do Chico.
Fido - O cão sabujo dorminhoco do Chico.
Malhada - A vaca do sítio do Chico.
Genesinho - É um garoto rico que só pensa em conquistar a Rosinha.
Padre Lino - O padre católico de Vila Abobrinha. Sempre conserta os erros que as crianças fazem e adora comer mamão.
Maria Cafufa - A menina feia que é apaixonada pelo Chico Bento, sempre tenta roubar um beijo de Chico quando tem chance.
Maria Lalau - Namorada do Zé Lelé, porém esta tem aparições raras.
Mariana - Irmãzinha do Chico que morreu.
Tiãozinho Arriégua - O encrenqueiro da vila. Sempre arrumando problemas, gosta de esperar os meninos na esquina para uns sopapos depois da aula. É o típico brutamontes burro, mas que se rende vez por outra a amizade do Chico.
Dona Birosca - A fofoqueira da vila, adora ficar na cerca fuçando a vida de todo mundo. Por enquanto, está “sumida” das histórias da Turma do Chico Bento.
Coronel Agripino - Dono de terras e de cabeças de gado é o pai de Genesinho.
Nhô Dito - Outro contador de “causos”, mas este age na prática, muitas vezes levando a criançada nas suas aventuras como 'Pegador de Sacis'.
Maga Oneida - É uma bruxa boazinha que realiza os pedidos de Chico Bento quando ele quer se livrar de algum problema. Ela tem três dragões de estimações: o dragão amarelo Yorgle, o dragão verde Grundle e o dragão vermelho Rhidle. Teve sua primeira aparição em Chico Bento Número: 23, na história "O Preguiçoso", publicado pela editora Panini.
Bia Marocas - Sobrinha da Dona Marocas, apareceu em uma história que Chico Bento tinha se afogado e ela surgiu de repente. Ela apareceu na história "A menina da lagoa".

[editar] Turma do Bidu
Ver artigo principal: Turma do Bidu
Bidu (1959) - O primeiro personagem de Mauricio, cão azul do Franjinha, da raça schnauzer. Atualmente, faz vez ou outra aparições como o cão mágico "Mister B" (em homenagem ao mágico Mister M). É muito inteligente, mas sofre com a concorrência de outros cães que querem aparecer na sua história, bem como das confusões criadas por seus atrapalhados amigos (Duque, Zé Esquecido, etc.) Bidu também foi o cãozinho de estimação do Mauricio de Sousa, por isso que seu rosto aparece nos Estúdios Mauricio de Sousa Produções.
Bugu (1972) - "Alô, mamãe!" Se você nunca ouviu essa frase, provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece. Amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu é sempre chutado (literalmente) para fora pelo mesmo ao final das histórias, dizendo "Tchau, mamãe!" (possível referência à sua criadora). Ele é o famoso cachorro amarelo que vive tentando importunar as histórias do famoso astro dos quadrinhos Bidu. Muitos acham que Bugu vive tentando aparecer nos quadrinhos por ciúmes e inveja de Bidu. Mas mesmo assim, ele não deixa de ser engraçado e companheiro.
Manfredo (1982) - É um cachorro branco vestindo macacão de empregado vermelho. Ele faz tudo nas histórias do Bidu: contra-regra, secretário, braco direito, assistente, produtor, enfim, o que for preciso. Possui uma vasta (e sofrida) ficha curricular de trabalho para poder desempenhar todas essas tarefas sem muito cansaço. Surpreendentemente, Manfredo não é assim tão bem pago para exercer todo esse serviço na produção das histórias.
Duque (1973) - O melhor amigo do Bidu. É um bom amigo nas boas e más horas. Em uma das historinhas, Duque afirma que só sabe contar até 10. Há indícios que ele seja da Raça Beagle. Ninguem sabe quem é seu dono (apesar de ter sido mostrado em uma história que ele pertenceria ao Jeremias, mas não há mais evidências provando ou contrariando). Tem olhos verdes.
Zé Esquecido - Cão do Xaveco e amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer. Muita gente não sabe é cachorro do Xaveco por duas causas: ele é tão esquecido que esqueceu onde mora e o Xaveco é personagem secundário.
Dona Pedra - Uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala).
Mister B - É o mestre dos truques dos quadrinhos. Práticamente baseado em "Mister M" ele descobre vários truques.
Zé Gordão - Cachorro gordo e peludo, cuja maior característica e passar o dia babando e enrolando o rabo.
Buguinho (1982) - Sobrinho do Bugu que, com suas peraltices, chegou a deixá-lo doente numa clínica de repouso.
Théo - É um dálmata, amigo do Bidu. Apareceu uma vez em que chamou o Zé Esquecido de toupeira e também, em uma historia com Bidu, Duque e Zé esquecido para descobrir de onde vem a medalha de Zé Esquecido.
Pequinês - É um cão da raça pequinês, que o Bidu e o Duque sempre caçoam por causa daquela cara.
Fifi - Conhecida como a Cachorrinha mais fofa da rua, é motivo de disputa entre Bidu e Duque.
Dona Árvore - Nas histórias do Bidu, os objetos e as plantas falam. Uma árvore permanente no cenário não ficaria de fora. É a segunda opção do Bidu quando a Dona Pedra não está de bom humor.
Juninho - O sobrinho pentelho do Bidu, quando chega, mexe e destrói tudo em sua volta.

[editar] Turma do Horácio
Ver artigo principal: Turma do Horácio
Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar .
Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.
Horácio - Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface.
Lucinda - É uma dinossaura muito apaixonada por Horácio. Por mais que ele sempre diga que é muito novo para casar ou namorar, no fundo no fundo, já demonstrou em várias histórias que também sente um certo afeto por ela...
Tecodonte - É o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as idéias "solidárias" do Horácio, como quando na história em que ele caiu, mas Horácio não riu dele.
Antão - É um grande e peludo filhote de mamute, muito amigo de Horácio. No inverno, protege Horácio da neve.
Napões - Uma espécie totalmente diferente de todas as outras que povoavam a Terra na Pré-Históra, hoje não existe nem sinal de que eles realmente tenham vivido por aqui. Vivem em sociedade formando uma grande família e são liderados por um rei.
Alfredo - É um pterodactilo que, junto de sua companheira, cuidou de Horácio quando ele era filhote, pois o Horácio não tem mãe. Continuam muito amigos, e Horácio gosta de voar nas costas dele.
Simone - Outra dinossaura apaixonada por Horácio, ela é rival de Lucinda.
Carlota - É a companheira do Alfredo, raramente apareçe nas histórias.
Brontossauro - É um enorme, gordo e desajeitado brontossauro, muito doce e delicado como uma criança. Assim como Horácio, é muito sonhador. O seu apelido é Bronto.
Esteguinho - Esteguinho é um filhotinho de estegossauro que gosta de ouvir histórias do Horácio, e raramente aparece nas histórias.
Estego - Estego é um estegossauro amigo de Horácio, que raramente aparece nas historinhas.
Ab e Surdo - Dois seres, misturas de grifo, dragão, cão, ave... vivem na pré história de Horácio.
Super-Horário - Após ser atingido por um côco, este vira um super-herói que ajuda seus amigos dinossauros. Já apareceu em uma história do Parque da Mônica.
Cumpinchins - São uns olhinhos que vivem nas cavernas. Ninguém sabe como são os Cumpinchins.
Natus - Amigo de Horácio.Praticamente, só apareceu em uma história.

[editar] Turma do Penadinho
Ver artigo principal: Turma do Penadinho
Uma turma de seres do folclore popular mundial, tais como fantasmas vestidos de lençóis, lobisomens, múmias, etc.
Penadinho: Um fantasma baixinho. Geralmente não faz nenhuma maldade, mas às vezes sai para assustar pessoas com seus amigos. É revelado em uma história que ele tinha pernas altas, mas ficou atarracado, como todos conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente.
Dona Morte: Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadinho. Aparece na maioria das histórias, com ou sem o Penadinho e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.
Zé Vampir: Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. É um dos grandes amigos de Penadinho. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue.
Cranicola: Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma.
Frank: Um ser criado pelo dr. Frankestóim. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente.
Muminho: Uma múmia, um dos melhores amigos de Penadinho, e na maioria de vezes, suas faixas são usadas para que seus amigos pulem corda ou coisa assim. Especula-se que Muminho tenha mais de 3.000 anos de idade, já que ele e sua querida Ramsélia vieram diretamente do antigo Egito.
Lobi: Lobisomem que odeia banho como cão e adora como humano.
Alminha: Fantasminha namorada de Penadinho.
Pixuquinha: Criança fantasma sobrinho de Penadinho, que vive com um balão.
Zé Caveirinha: Esqueleto brincalhão e que odeia cães e normalmente acaba sendo desmontado por eles.
Zé Finado: Amigo fantasma do Penadinho.
Zé Cremadinho: É o pó que representa o que sobrou do corpo de um mendigo que foi cremado após morrer.
Dona Cegonha: Cegonha responsável pela reencarnação.
Quixupinha: Também sobrinho fantasma de Penadinho, porém maior que Pixuquinha.
Chico Defun: O fantasma gozador do cemitério. Aparece no gibi Cascão número 20.
Dr. Frankstóim: Este cientista não tão brilhante é o "pai" do Frank e doutor de toda a Turma.
Zé Coveiro:: É o coveiro do cemitério e amigo da turma. Uma vez desligou o Frank, e todos acharam que o ser morto-vivo tinha morrido .
Ramsélia: É a namorada de Muminho.
Dra. Sara Cura: É uma fantasma formada em medicina. A médica que geralmente examina Zé Vampir, quando ele está com falta de sangue.
Inês Keleto: Namorada do Zé Caveirinha

[editar] Turma da Tina
Ver artigo principal: Turma da Tina
As histórias da Turma da Tina são voltadas para o público adolescente. Inicialmente Tina e Rolo tinham visual hippie. Ao longo do tempo, o visual deles foi mudando. Tina talvez seja a personagem mais reformulada de Mauricio de Sousa.
Eles também moram no Bairro do Limoeiro e em algumas raras vezes se encontram com a Turma da Mônica, mas somente em histórias especiais, já que são mais velhos do que os personagens da "Turminha". Os principais integrantes são: Tina, Rolo, Pipa e Zecão.
Tina - Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Tina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério(tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Pipa, e seu melhor amigo é o Rolo.
Rolo - O Bom vivan, se acha o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Tina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias.
Pipa - Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Tina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Zecão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Tina e está sempre disposta a ajudá-la.
Zecão - Namorado da Pipa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada.
Toneco - O irmão caçula da Tina. Sua grande diversão é passar a conversa no Rolo, que sempre é vítima da sua esperteza.
Vovoca - A Avó de Tina e do Toneco. Ela vive a frente de seu tempo de suas idéias jovens. Não dispensa uma saída na sua velha motoca.
Jaime - Namorado da Tina, é extremamente ciumento com ela, se mostrando desconfiado com muitos garotos, ele não topa muito o Rolo pelo fato dele (Rolo) ser muito amigo da Tina e por saber que ele gosta de passar cantadas em outras garotas. Nas histórias mais recentes, ele foi descartado.
Toim - Amigo pessismista do Toneco, ele nunca está alegre.
Dona Vilma - A mãe da Tina, confidente da filha, que apóia muito o namoro dela.
Seu Juvenal - O pai da Tina, que é ciumento, e desaprova os namoros dela.
Palestrino - Papagaio ranzinza e fofoqueiro do Toneco.
Baixinho - Amigo de baladas e cantadas do Rolo, Como seu nome já diz, é baixinho.
Beto - O amigo CDF de Rolo, costuma ajudar nosso casanova a realizar os trabalhos da faculdade, e ajuda o mesmo, quando esse se desespera por algum motivo. Aparece em poucas histórias.
Neto - Primo do Baixinho, possuindo traços parecidos com o do primo. É outro amigo baladeiro de Rolo, apesar de um pouco caseiro. Não aparece em muitas histórias.
Flavio - Primo do Rolo, é timido, introvertido e acanhado (ou seja, o contrario do Rolo).
Patricinha - Amiga patricinha e fútil da Tina e Pipa, mas sem maldade.
Paulão - Negro e forte, é um dos grandões da turma. Sua namorada já esteve de rolo com o Rolo, o que o faz ter um certo ciúme dela e raiva dele, tanto que está sempre de olho em todos os passos do Rolo, que por sua vez tem de inventar uma boa desculpa para que o Paulão largue do seu pé. Apesar disso, em outras situações, o relacionamento entre os dois é amigável.
Rúbia - Arrogante, patricinha e fútil, é rival da Tina, sempre tentando pregar peças na mesma e em seus amigos, uma vez em que é dito que Tina e Jaiminho romperam graças a ela, que roubou o namorado da rival. Além disso, ainda tenta roubar a cena da Tina para com os garotos, já que é mais descolada e é certamente cruel.
Yoko - Japonesa, como o nome já diz, ela adora animais e sonha em ser uma grande veterinária. É uma das melhores amigas da Rúbia, apesar de ser boa de coração e não concordar com os planos maléficos da loira, principalmente quando se tratam de aprontar com Tina e sua turma. Mesmo assim, Rúbia sempre arruma um jeito de convencê-la a entrar para seus planos.
Franja - Outro comparsa de Rúbia, apareceu no recente especial Eu quero a bufunfa, onde ele, Yoko e Jaiminho (o então ex-namorado da Tina), juntos da líder Rúbia, disputam com Tina e sua Turma (Rolo, Pipa e Zecão), um super prêmio em um jogo da televisão. Possui uma franja típica EMO tapando seu olho direito, e aparece na história usando um boné virado para trás. Nada se sabe sobre sua personalidade.
Evandrinho - Primo da Tina e de Toneco, adora paquera-la no entando sempre é "cortado" pela mesma. Não se sabe muito sobre ele.

[editar] Turma do Piteco
Ver artigo principal: Turma do Piteco
Lançada em 1965 em um livrinho. Uma turma e habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de LEM.
Piteco - Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Rolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.
Thuga - Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Ela tembém aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".
Bolota - Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.
Ogra - Mulher masculinizada, amiga de Thuga. Apesar da aparência rude, tem um grande coração.
Zum e Bum - Gêmeos ladrões, o primeiro (tanga roxa) é mais esperto e o outro (tanga vermelha) é um completo imbecil.
Tio Gluck - Tio de Thuga que é muito ganancioso e odeia que Thuga se case com Piteco pois ele é pobre.
Juiz de Paz - O juiz da aldeia de Lem, a quem Thuga sempre chama quando acha que vai casar com Piteco.
Vartolo - Amigo do Piteco, de caçadas e pescarias.
Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.
Pitoco - Apaixonado pela Thuga, o seu amor não tem muito futuro, pois ela olha apenas para Piteco.
Deus do Fogo - Um deus que colocou Thuga como escrava.No final das contas o deus era Pitoco.
Delegado de Lem - Disposto a manter a ordem na cidade, vive prendendo os malfeitores.

[editar] Turma da Mata
Ver artigo principal: Turma da Mata
Animais antropormorfizados, vivendo na selva sob o comando de um rei leão.
Jotalhão: Elefante verde e desajeitado, amigo de todos e que sempre protege a mata de caçadores. Transformou-se em símbolo do extrato de tomate Elefante da Cica e protagonizou comerciais da marca, juntamente com a Mônica. A música do comercial dizia "Ô Mônica, abrace o elefante...". Até hoje Jotalhão é garoto-propaganda do extrato de tomate.[2]
Rei Leonino: Leão rei e soberano da Mata. As vezes intolerante com seus súditos, age como um verdadeiro monarca, mas está longe de ser um déspota.
Rita Najura: Uma formiga apaixonada pelo elefante Jotalhão. Tenta de todas as formas casar-se com Jotalhão. Muitas vezes acaba sendo ignorada por ele.
Coelho Caolho: Compadre de Raposão e Jotalhão. Como todo bom coelho, seu problema é ter mais filhos do que pode controlar.
Raposão: Uma raposa, muitas vezes retratada com um malandro da mata. É esperto e adora ficar sem fazer nada.
Luís Caxeiro: Primeiro-Ministro do Rei Leonino. É um típico puxa-saco do Rei.
Tarugo: Uma tartaruga que usa óculos enormes e é bem inteligente.
Coelhinhos: Filhos do Coelho Caolho, quase sempre Tarugo cuida deles.
Dona Coelha : Esposa de Coelho Caolho, é uma típica dona de casa.
Dona Corujoca: Fica acordada toda a noite e dorme durante o dia. É laranja e usa um chapéu de professor.
Macacos-Súditos : Cuidam da toca de Rei Leonino e também do monarca.
Saúvo: Também uma formiga, mas macho e apaixonado pela Rita Najura.
Kongo: Gorila ranzinza da mata.
Seriema: Seriema fofoqueira da mata.
Juca Ratinho: O raro personagem adorava assustar o Jotalhão nas primeiras tiras de jornais.

[editar] Turma do Papa-Capim
Ver artigo principal: Turma do Papa-Capim
Uma tribo de índios (estilizados) que vive na Amazônia. É usada por Maurício para passar mensagens ecológicas.
Papa-Capim: Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica e que odeia os "homens brancos". Nunca deixa seu amigo Cafuné na mão e é muito valente.
Cafuné: Índio muito medroso e brincalhão.
Jurema: É a namoradinha do Papa-Capim.
Pajé: Velho que cuida dos doentes com invocação de espíritos.
Cacique Ubiraci: Homem forte e guerreador.
Poti: Indiazinha pela qual o Cafuné é apaixonado.
Oncinha: Onça que Papa-Capim domesticou. Pode se dizer que é seu animal de estimação. O nome dela é Guatira e foi revelado na Mônica Nº8 da Editora Abril.
.

[editar] Turma do Astronauta
Ver artigo principal: Turma do Astronauta
Na verdade, 'turma' não seria mais correto, visto que são poucos personagens fixos. Trata-se do ambiente onde se passam as aventuras de 'Astronauta', um astronauta brasileiro que viaja pelo espaço em uma nave redonda.
Astronauta (1965): Um astronauta brasileiro. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
Ritinha: Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.
Computador: O companheiro de Astronauta. Um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.
Dona Natalina: A mãe do Astronautra. Mulher simpática típica do interior do Brasil, mora numa fazenda e adora quando seu filho lhe faz uma visita. Apesar de ser muito parecida fisicamente com a Tia Nena da Magali, e fazer muitos quitutes quando seu filho vem lhe visitar, como a Tia Nena, não é esta.
Seu Astrogildo: Pai fazendeiro do Astronauta, também adora as visitas do filho.
Ditão: O amigo de Astronauta que vive na Terra.
Bonifácio: Homem com quem Ritinha casou e teve um filho.

[editar] Turma do Ronaldinho Gaúcho
Em 2006 Mauricio lançou a revista do Ronaldinho, em que repetia a experiência feita anteriormente com o Pelezinho, transformando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho em personagem a interagir inclusive com a Turma. Foi lançado no mês de julho de 2006, aproveitando-se da grande expectativa gerada pela Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.
Ronaldinho Gaúcho tem dois cachorros, Bala e Bola, uma irmã, Deisi, e um irmão, Assis.
Ronaldinho Gaúcho (2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.
Diego - Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.
Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.
Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.
Dona Miguelina - É a mãe de Ronaldinho Gaúcho. Atenciosa e protetora, vive dando broncas no filho que não se cansa de pegar meias do varal para fazer bolas. Otima cozinheira, coloca vários legumes e saladas para cuidar das alimentação da família.
Bala - Muito bricalhão, o cãozinho Bala é companheiro inseparável de Ronaldinho Gaúcho. Ele acompanha o seu dono todos os jogos e brincadeiras.
Bola - Gorducho e peludo cachorro de Ronaldinho, sempre aparece com o Bala. Meio ganancioso de vez em quando mas está sempre se metendo em confusão.
Treinador - É o treinador do time do Ronaldinho que sempre o questiona, mas no fim sempre precisa dele nos jogos. Foi ele que levou o time de futebol para a Austrália e também resgatou Ronaldinho e Diego. É um personagem recente e seu nome nunca foi revelado, pois todos o chamam de Treinador.

[editar] Turma do Pelezinho
Pelezinho (1976) - No tempo desse personagem existia uma linha de produtos de merchandising, englobava a extinta Turma do Pelezinho, e retratava o astro do futebol Pelé em sua infância. A revista Pelezinho da Editora Abril foi publicada no Brasil entre 1977 e 1982. A revista 'Almanaque do Pelezinho' circulou, irregularmente, até 1986 (provavelmente devido à copa de 1986). Os demais personagens da Turma do Pelezinho surgiram entre certas algumas sugestões entre conversas ou reminiscências do craque. Saiu também nas tiras de jornal. Chegou a ter uma versão reformulada nos anos 90, num projeto que não foi para frente. Pelezinho seria retratado como um garoto já com 12 anos.
Rex - Cão do Pelezinho. Busca as bolas que caem fora do campo.
Frangão - Amigo de Pelezinho, goleiro nos jogos, ás vezes toma frangos fenomenais.
Cana Braba - Amigo boca-suja e enfezado de Pelezinho.
Neusinha - Namorada de Pelezinho, descendente de japoneses.
Bonga - Menina namoradeira da turma.
Samira - Descendente de árabes, faz quibes que todos detestam.
Teófilo - Atlético e calmo, outro grande amigo do Pelezinho.
Jão Balão - Encrenqueiro do bairro que quer sempre estragar as peladas do Pelezinho.
Zé - Amigo atrapalhado do Jão Balão.
Seu Dondinho - Pai do Pelezinho.

[editar] Dieguito
Personagem criado em 1985 por Mauricio de Sousa, baseado na infância de Diego Maradona. O projeto não chegou a ser realizado, mas Mauricio chegou a fazer esboços e criar os personagens, cinco meninos (Negro, Choco, Coloradito, Peluza, Bombolito e Flaquito) e cinco meninas (Sylvia, Morena, Vaquita, Rosita e Glenda).

[editar] Inimigos da Turma da Mônica
Capitão Feio - O vilão que aparece mais nas historinhas. Ele quer sujar o mundo e fazer dele o seu parque particular de poluição e sujeira, além de querer que Cascão seja seu sucessor, pois sabe que o garoto também adora sujeira. Cascão, apesar de em várias histórias, aparecer como fã do Capitão Feio, é contra sujar o mundo. Seu esconderijo e/ou quarto se localiza embaixo do Parque da Mônica, lugar que o Capitão Feio odeia e que tenta destruir.
Lorde Coelhão - Dono de um exército de coelhos andróides, Lorde Coelhão era conselheiro do rei de Cenourando, e tentava casar com Mimi, princesa do planeta. Conta com uma nave gigantesca chamada "Nave Mãe" de onde comanda seu terrível exército. Tem ainda como aliado, o espião Zóiudo, que desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo. Lorde Coelhão é um vilão inspirado em Darth Vader. Mas atualmente ele quer destruir o Planeta Terra. Lorde Coelhão fez sua 1ª aparição no longa-metragem de 1982 "As Aventuras da Turma da Mônica", A Princesa e o Robô, onde foi dublado por Arakén Saldanha.Ele já apareceu na Turma da Mônica Jovem.
Rei do Fogo/Pitoco - Um terrível deus pré-histórico, senhor das chamas e labaredas. É um vilão cruel e malvado. Sua primeira aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo (2007). No filme, ameaçou incendiar a Aldeia de LEM, se a Thuga não fosse sua esposa.
Cabeleira Negra - Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna. A 1º aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo. No filme ela chegou a transformar o Cebolinha em rato, mas este foi salvo pelo Cascão.
Viviane, a Bruxa da Lua (1998) - Vilã ligada às histórias da Magali, é uma bruxa que pretende conseguir os poderes da Lua para dominar o mundo. É uma mulher muito bonita, e tem como animal de estimação o gato falante Bóris. Apareceu mais em revistas da Magali, da Editora Globo, mas também em uma do Parque da Monica, da Editora Panini.
Dente-de-Ouro - Bandeirante do mal, renegerado, que descobriu um amuleto mágico capaz de controlar a água. Assim como Deus do Fogo e Cabeleira Negra, sua 1º aparição foi no filme "Uma Aventura no Tempo".
Dr. Spam (2005) - Dr. Spam é o oposto de Prof. Spada. Dr. Spam quer dominar o mundo e levar vírus para todos os computadores.
Alienígenas do planeta Tomba - São extras-terrestres que vivem tentando "dominar" o planeta Terra. Já apareceram algumas vezes no gibi do Cascão e inclusive deixaram um clone em seu lugar. Eles compram presentes para tentar conquistar os terraqueos conforme disse Do Contra em uma das historinhas de Mônica Especial de Natal - n° 1 em que ele não acredita em Papai Noel.
Ivan Piro - Um vampiro que apareceu no CineGibi em Um Amor Dentuço (2003), que quis transformar a Mônica em uma vampira.
Garotas do Bairro das Pitangueiras - São garotas inimigas das meninas do Bairro do Limoeiro, sempre estão brigando. A última participação foi na revista de fevereiro-2008 na qual Mônica e Magali se perdem e vão parar no Bairro das Pitangueiras. Elas são: Penha, a metida e esnobe; Agnes, a tenebrosa; e Sofia, a terrível.
Bruxa Xanda - Bruxa que mora no Bairro do Limoeiro. Apareceu na revista Magali n°24 (Editora Globo),na Cascão Nº 18 no final da história de de abertura e já transformou a Mônica numa gatinha na história de abertura da revista Mônica n°19 (Editora Panini).
O Ladrão de Fumacinhas - É um cara que rouba fumacinhas de todos com a sua máquina. Apareceu pela primeira vez em uma revista do Cebolinha publicada pela editora Globo, em uma história do Almanaque do Cebolinha republicada em 2006 pela Editora Globo e também apareceu na revista Cascão nº18 da Editora Panini. O objetivo do vilão era sugar todas as famosas fumacinhas que sempre aparecem quando um personagem esta nervoso.
Tonhão da Rua de Baixo - O menino que espalha o terror no Bairro do Limoeiro, só perde uma briga contra a Mônica. Implicante, mal humorado e grosso. Conhecido também como Tonhão-Arranca-Toco.

[editar] Vilões do Cascão
Doutor Olimpo - Outro vilão da turma (é interessante que todos os vilões têm o Cascão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Cascão, o que faz de Olimpo um vilão.
Sapóleo - É o ajudante burro do Dr.Olimpo, que sempre leva culpa dos planos falhados.
Cremilda e Clotilde - Mais vilãs que querem limpar o Cascão. Gêmeas com uma incrível mania de limpeza, freqüentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Cascão não tem por elas qualquer sentimento negativo.
Lara e Luisa - São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também chamadas de Lá e Lú, elas também têm mania de limpeza (para azar do Cascão).

[editar] Quadrinhos
Foram e são publicadas diversas revistas em quadrinhos com a Turma, inicialmente pela Editora Continental, em 1960, nas revistas Zaz Traz e Bidu. Depois, pela Editora Abril, de 1970 até 1986, depois Editora Globo de 1987 a 2006. A partir de 2007, foi firmado contrato entre os Estúdios Mauricio de Sousa e a Panini Comics [3]para a distribuição das revistas.

[editar] Revistas
OBS: A maioria das revistas de 2007 teve capa ilustrada por Mauro de Sousa, como ilustrador-colaborador.
Mônica
Ed. Abril (1970-1986): 1-200
Ed. Globo (1987-2006): 1-246
Ed. Panini (2007-): 1-
Cebolinha
Ed. Abril (1973-1986): 1-168
Ed. Globo (1987-2006): 1-246
Ed. Panini (2007-): 1-
Cascão
Histórias centradas no universo do Cascão, com seus pais, seu porco Chovinista, etc.
Ed. Abril (1982-1986): 1-114
Ed. Globo (1987-2006): 1-467
Ed. Panini (2007-): 1-
Chico Bento
Histórias passadas no universo do Chico Bento, com sua vida na roça. Costuma também trazer histórias do Papa-Capim
Ed. Abril (1982-1986): 1-114
Ed. Globo (1987-2006): 1-467
Ed. Panini (2007-): 1-
Magali
Histórias centradas no universo da Magali, com seus pais, seu gato Mingau, etc.
Ed. Globo (1989-2006): 1-403
Ed. Panini (2007-): 1-
Turma da Mônica
Geralmente retrata aventuras no Parque da Mônica.
Ed. Panini (2007-): 1-
Turma da Mônica Extra
Retrata muitas aventuras da Turma da Mônica
Ed. Panini (2008-): 1-
Ronaldinho Gaúcho
Aventuras de Ronaldinho Gaúcho, infantilizado, interagindo ou não com a turma da Mônica.
Ed. Globo (2006): 1-3
Ed. Panini (2007-): 1-

[editar] Almanaques
Os Almanaques da Turma da Mônica trazem republicações das melhores histórias.
Publicação bimestral
(de 2 em 2 meses):
Almanaque da Mônica
Almanaque do Cebolinha
Almanaque do Cascão
Almanaque do Chico Bento
Almanaque da Magali
Clássicos do Cinema Turma da Mônica
Publicação trimestral
(de três em três meses):
Almanaque Temático
Publicação anual
(uma vez por ano):
Mônica Especial de Natal
Publicação semestral
(duas vezes no ano):
Almanaque Turma do Penadinho
Almanaque Turma da Tina
Almanaque Turma do Astronauta
Grande Almanaque Turma da Monica de Férias
Grande Almanaque Turma da Mônica
Almanaque Historinhas de Uma Página
Almanaque Historinhas de Duas Páginas
Almanaque Historinhas de Três Páginas
Almanaque Bidu e Mingau

[editar] Publicações especiais em 2007
Fevereiro
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo - O Filme em Quadrinhos
Livro Ilustrado: Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Março
Turma da Mônica em Lostinho - Perdidinhos nos Quadrinhos
Junho
Uma aventura com o Cauê e a Turma nos Jogos Pan-Americanos
Outubro
Tina e os Caçadores de Enigmas Edição n°1 (Minissérie em 3 edições)
Novembro
As Primeiras Revistas da Turma da Mônica Coleção Histórica Vol.1
Tina e os Caçadores de Enigmas Edição n°2
Dezembro
As Primeiras Revistas da Turma da Mônica Coleção Histórica Vol.2
Tina e os Caçadores de Enigmas Edição n°3

[editar] Passatempos
Brincadeiras coma Turma da Mônica
Turma da Mônica Baby para Colorir
Sudokids

[editar] Revistas que deixaram de ser publicadas
Revista Parque da Mônica (foi descontinuada para dar lugar à revista TURMA DA MÔNICA em 2007, mas que sempre aparece o Parque.)
Ed. Globo (1993-2006): 1-166
Pelezinho
Editora Abril (1977-1982): 1-60
Almanaque do Pelezinho
Editora Abril (1977-1986)
As melhores piadas
Editora Abril (1976-1978)(1986)
Tiras Especial
Editora Abril (1974-1975)
Bidu
Editora Continental (1960)
(saiu para dar lugar ao "Almanaque Temático")
Coleção Um Tema Só
Coleção Dois Temas Só
Coleção Três Temas Só
Editora Globo (1992-2006): 1-52
Gibizinho da Mônica
Editora Globo (1991-1998): 1-84
Almanaque do Gibizinho
Editora Globo (1997-2001): 1-46 ; 2ª série: (2003-2006): 1-40
Mônica Edição Especial de Natal(saiu para dar lugar ao Mônica Especial de Natal)
Editora Globo (1995-2006): 1-9
Almanacão Turma da Mônica (saiu para dar lugar ao Grande Almanaque da Turma da Mônica)

[editar] Clássicos do Cinema
Lançado em 1995, teve dez edições, algumas com histórias republicadas:
Batmenino Eternamente
Horacic Park
Os Doze Trabalhos da Mônica
Romeu e Julieta
Comandante Gancho
Mônica e os Bárbaros.
Superparque
Coelhada nas Estrelas
O Exterminador de Coelhinho sem Futuro
Planeta dos Coelhinhos
Uma Noite no Estúdio

[editar] Edições especiais
As melhores piadas do Roque Sambeiro (1985): Edição Especial baseada no grande sucesso da tv de então, a telenovela Roque Santeiro.
Manual da Mônica (1979): Publicação da Editora Abril, seguindo a mesma linha dos Manuais Disney de então.
Pelezinho 50 anos de Pelé: Álbum especial com uma homenagem ao Pelé pelos seus 50 anos. Apresenta o novo desenho do Pelezinho, como um pré-adolescente.
Diário Escolar da Turma da Mõnica: publicação anual. Uma agenda diária escolar com caldendários e outras informações educativas, ilustradas pela turma da Mõnica.
Mônica 30 anos (1993): Edição comemorativa de aniversário. Republicada em 2004.
Maurício 30 Anos (1989): Edição comemorativa pelos 30 anos de carreira de Maurício de Sousa com a Mônica. Republicada em 2004.
Mônica 35 Anos (1998): Edição comemorativa de aniversário com um CD grátis. Também foi republicada em 2004.
Mônica 40 Anos (2004): Edição de aniversário da Mônica, mais uma vez, só que foi publicada com um ano de atraso (a Mônica teria feito 40 anos em 2003).
Mônica nas Olimpíadas (2004)
Mônica - Natal com a Turma (2004)
CineGibi - A Revista (2004)
CineGibi 2 - A Revista (2005)
Turma da Mônica - Uma aventura no tempo - A revista (2007)

[editar] Mônica no exterior
A turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em diversos países.

[editar] Estados Unidos
Monica's gang Personagens: Monica (sem acento), Jimmy Five (Cebolinha), Smudge (Cascão), Maggy (Magali) Bucky (Titi), Franklin (Franjinha), Nimbus, Sunny (Xaveco), Mary Angela (Maria Cebolinha) Vic Vampir (Zé Vampir), Bug a boo (Penadinho), Nick Nope (Do contra), Pitheco (Piteco), Chuck Billy (Chico Bento) e outros.

[editar] Itália
La banda di Monica Personagens: Monica (sem acento), Cipollino (Cebolinha), Patacca (Cascão), Magali, Tito (Titi), Frangetta (Franjinha), Nimbus, Gaio (Xaveco), Maria Cipollino (Maria Cebolinha), Vic Vampiro (Zé Vampir), Fantasmino (Penadinho), Osti Nato (Do Contra), Piteco e muitos outros.

[editar] Indonésia
Monika dan kawan kawan Os gibis já são publicados lá desde 1997: Monika, Jimmi Lima (Cebolinha), Dekil (Cascão), Meggi (Magali) e Ciko Bento (Chico Bento).

[editar] Espanha
Mónica y sus amigos Personagens: Mónica (Monica), Cebollita (Cebolinha), Cascarón (Cascão), Magali, Tití (com acento), Franjito (Franjinha), Nimbus, Xavier (Xaveco), Maria Cebollita (Maria Cebolinha), Contreras (Do contra) e outros.

[editar] Longa-metragem (filmes)
Diversos longa-metragens com a Turma da Mônica estiveram no cinema (e um do Chico Bento): Alguns saíram em VHS e outros em DVD.
As Aventuras da Turma da Mônica (1982)
A Princesa e o Robô (1983)
As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986)
Mônica e a Sereia do Rio (1986)
Turma da Mônica Em: O Bicho-Papão (1987)
A Estrelinha Mágica (1988)
Chico Bento, Óia a Onça (1990)
Cine Gibi (2004)
Cine Gibi 2 (2005)
Uma Aventura no Tempo (2007)
Cine Gibi 3 (2008)

[editar] Curta-Metragens
Natal Para Todos Nós (25 de Dezembro de 1977)
Eu sou a Mônica (16 de Setembro de 2001)
Eu sou o Cebolinha (12 de Outubro de 2001)
Eu sou a Magali (16 de Novembro de 2001)
Eu sou o Cascão (30 de Novembro de 2001)
Horácio 3D (18 de Janeiro de 2002)

[editar] Episódios
Ver artigo principal: Lista de Episódios da Turma da Mônica

[editar] Música
A turma da Mônica já teve diversos LPs e CDs com suas músicas, a maioria tendo surgido em seus desenhos animados e comerciais.
Bandinha da Turma da Mônica (Fermata-1971).
Bandinha da Turma da Mônica - compacto (Fermata-1972).
A turma da Mônica contra o Capitão Feio (Fermata-1972).
Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta (1978).
Natal da Turma da Mônica (RCA-1979);
Chico Bento- Festa no Arraial - Este disco contou com a participação de D.Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de SP. (Polygram -1982).
As aventuras da Turma da Mônica (1984).
Turma da Mônica (Globo Discos - 1987).
Turma da Mônica (1994).
Brincar com o Movimento (1996).
Os Bichos São Nossos Amigos Animais (1998)
A Turma da Mônica e Mauricio Contam e Cantam o Descobrimento do Brasil (2000) - adaptação de peça do Parque da Mônica.
Turma da Mônica: Animais (2004)
Turma da Mônica: É Preciso se Cuidar (2004)
Turma da Mônica: Aluno Nota 10 (2004)
Turma (2004)
Turma da Mônica: Sorria (2004)
Turma da Mônica: Planeta Terra (2004)
Turma da Mônica: Hinos Brasileiros (2004)
Turma da Mônica: o Natal Chegou (2004)
Turma da Mônica: Vem Brincar
Turma da Mônica: Viajando com a Música (2004)
Turma da Mônica: Feliz natal pra todos (2007)

[editar] Jogos de Tabuleiro
Foram lançados alguns jogos de tabuleiro da turma.Aí estão eles,a data que começaram a vender.
Caça a Turma (1989):Jogo que tem que achar o personagem sorteado primeiro.
Super Memória (1993):Jogo de memória com os personagens da turma.Tem 108 cartelas.
Fazendo a Festa (1998):Coleção contendo três jogos diferentes.
Sopão da Magali (2002):Jogo em que tem que ter primeiro todos os ingredientes para fazer uma sopa.
Lince Alfabeto (2003):Jogo onde tem que achar primeiro a figura sorteada.
Zoológico Animado (2005):Jogo onde tem que dar as comidas para os animais do zoo.
Cara a Cara Turma da Mônica (2008):Jogo clássico onde com os personagens da turma.
Sudoku Júnior (2008):Sudoku com os personagens da turma.
Ludo e Sobe-e-Desce (2008):Jogo de ludo e de sobe-e-desce da turma.

[editar] Videogames
A distribuidora da Sega e seu Master System no Brasil, a Tec Toy, fez uma versão do jogo Wonder Boy in Monster Land e o transformou em Mônica no Castelo do Dragão (1991), um dos grandes sucessos do console. Wonder Boy III fora transformado em Turma da Mônica em O Resgate (1993). E , já para o Mega Drive, Wonder Boy in Monster World tornou-se Turma da Mônica na Terra dos Monstros (1994).
Nos anos 90, a MSP lançou CDs que contavam uma historinha e misturavam com minigames. Foram três nessa linha: Mônica Dentuça(95), Cebolinha e Floquinho (1996) e A Roça do Chico Bento (1998).

[editar] Parque da Mônica
Ver artigo principal: Parque da Mônica
É um parque temático com 10.000m2, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo. Já existiram também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, aberto em 2001 e fechado no início de 2005.

[editar] Lojas
Nos anos 80 a turma teve sua própria rede de lojas. A "Lojinha da Mônica" e o "Trenzinho da Mônica" eram lojas que vendiam produtos relacionados com os personagens. Tiveram filiais em vários estados do Brasil.

[editar] A marca Mônica
A Turma da Mônica tem sido usada, ao longo do tempo, para vender diversos produtos, de produtos de higiene a petiscos para animais, passando por produtos alimentícios.
O caso de maior sucesso é o do extrato de tomate Elefante, com o Jotalhão. Nos anos 70 e 80, uma propaganda de televisão desse extrato de Tomate, com a Mônica e o Jotalhão ficou muito famosa, especialmente pelo tema musical: "Ô Mônica, abrace o elefante..."

[editar] Homenagem
A Turma da Mônica e seu criador Mauricio de Sousa foram homenageados pela escola de samba Unidos do Peruche no Carnaval 2007. A escola de samba fica no Bairro do Limão, em São Paulo, bairro que inspirou o Bairro do Limoeiro, onde se passam as historinhas da Turma.

fis uma pesquisa com meu amigo e com quem mauricio de sousaaa



Personagens adolescentes em estilo mangá
Quem cresceu lendo as aventuras da Turma da Mônica pode estranhar, mas o fato é que os personagens cresceram e viraram adolescentes. E as mudanças não foram apenas físicas, afinal, agora o Cascão toma banho de vez em quando, a Magali se preocupa com a alimentação ("para não engordar", nas palavras da própria), o Cebolinha ganhou mais cabelo e nem troca tanto o erre pelo ele, e a Mônica, quem diria, está menos dentuça e mais amadurecida. Tudo isso o leitor poderá conferir na "Turma da Mônica Jovem", cujas duas primeiras edições já foram pras bancas.Segundo a editora Panini, o planejamento é editar a revista durante um período e sentir a receptividade dos leitores, para depois abordar questões pertinentes à adolescência, como namoros, sexo e até drogas. O novo gibi mescla o consagrado estilo dos quadrinhos de Mauricio de Sousa com o do mangá, bem como prolonga uma única história por vários números. Mas os leitores mais conservadores podem ficar tranquilos, o gibi com os personagens originais (crianças) continua a ser publicado paralelamente. Conversei com o artista e pai da turminha sobre a novidade.Pedro de Luna >> Mauricio, o lançamento desta nova versão da Monica está relacionado ao fato de, ao invés de virar vovó, rejuvenescer a garotinha do vestido vermelho? Mauricio de Sousa - Não exatamente. A Mônica foi criada em 1965. São 43 anos mas com corpinho de sete, e agora de 15 (risos). Na verdade havia uma curiosidade tanto de nós como dos leitores em saber como seria a turminha quando chegasse à adolescência. Pelo sucesso de vendagem que foi o primeiro número deu pra perceber que o público respondeu à novidade com maior intensidade ainda do que imaginávamos.Pedro de Luna >> Por que esta opção pela linguagem e o formato mangá, onde as histórias não terminam no mesmo exemplar, pedindo sempre uma continuidade? Mauricio - Já faz algum tempo que estamos notando o avanço da linguagem do mangá sobre o público jovem. Foi uma opção que eu vinha estudando com minha equipe. Resultou em uma mescla de meu estilo com o tradicional estilo japonês. Emprestamos a agilidade, retículas, humor gráfico além do formato de histórias de continuação. Essa primeira história se encerra em quatro edições, o que não é muito.Pedro de Luna >> Achei curioso (e exagerado) o uso de gírias paulistanas e cariocas, por que esta opção? Não acaba sendo uma forma de colonialismo com os demais estados brasileiros? De impôr uma cultura? Mauricio - Interessante você atentar para esse detalhe mas asseguro que não foi proposital. Vamos observar melhor sobre isso mas não houve qualquer reclamação desse detalhe. Recebemos e-mail com críticas favoráveis e outras não. Estamos sensíveis à essa participação dos leitores que é uma forma de interatividade positiva que influenciará as próximas produções da Turma da Mônica Jovem.Pedro de Luna >> Outra característica da nova revista é o formato maior, desenhos grandes e ausência de cores. Gostaria de saber por que esta opção e como o público está recebendo esta novidade. Mauricio - O mangá já está devidamente incorporado aos costumes de nossos leitores e a grande maioria apreciou esse formato. Entenderam a proposta. Como a Turma da Mônica Jovem é um universo paralelo às histórias da turminha infantil, que continuam normalmente, ajuda para que haja uma diferenciação de tratamento gráfico. Recebemos poucas críticas dos mais puristas ao formato mangá tradicional, mas como disse, essa publicação é uma mescla de estilos. Pedro de Luna >> Você acredita que os leitores vão optar por uma ou outra versão ou acabarão por comprar as duas? Mauricio - O que está acontecendo nesse primeiro momento é que houve uma curiosidade natural de leitores que já conhecem ou já leram a turminha infantil algum dia. Mas sentimos que as crianças de sete anos que estão acostumadas com a turminha infantil estão comprando a Turma da Mônica Jovem para ficarem por dentro do que irá acontecer com os personagens mais tarde. Nós do estúdio estamos contentes com toda essa repercussão e nossa responsabilidade em melhorar cada vez mais aumentou com essa novidade.


o cebola rep ta de onda mane ve tudo e muito mais nesse sit

http://monica.com.br

e se e grandinho ve entao esse

http://turmadamonicajovem.com.br